Justificativa:
Dar condições para que o aluno se
aproprie de conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e elementos da
cultura da leitura, para conferir-lhe autonomia na leitura e escrita e, assim, torná-lo
sujeito de sua aprendizagem.
Objetivos:
Incentivar a leitura e
escrita.
Reconhecer a leitura como
prática social que ocorre em distintos tempos e espaços, situações e modos de
realização.
Formar leitores e escritores
competentes e identificar as necessidades de aprendizagem de cada aluno.
Conteúdos:
Conhecer o gênero diário e
suas funções sociais como: suporte para registros diversos, registro de
memórias e narração do dia a dia.
Estratégias:
Assistir ao filme do “Diário
de um Banana 1” para ter conhecimento da história e debater alguns elementos da
narrativa.
Leitura diária realizada
pelos alunos de uma página dos livros do "Diário de um Banana".
Produção escrita uma vez por
semana incentivando a liberdade estrutural, por exemplo, aceitar cópias de trechos
de livros, desenhos e/ou colagem de fotografias que reflitam o que o autor quer
dizer naquele momento.
Compartilhar as produções
escritas com os colegas 1 vez por semana.
Recursos:
Filme do “Diário de um Banana 1”
Os livros do “Diário de um Banana” e outros livros do
gênero diário.
Avaliação
Acompanhar a produção semanal por meio de vistos.
Leitura mensal de uma página produzida pelo aluno.
Acompanhamento do progresso.
Análise e registro dos erros mais frequentes para
planejamento de aulas específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário