segunda-feira, 3 de março de 2014

Projeto Prazer em ler e escrever diários.


Justificativa:

Dar condições para que o aluno se aproprie de conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e elementos da cultura da leitura, para conferir-lhe autonomia na leitura e escrita e, assim, torná-lo sujeito de sua aprendizagem.

Objetivos:
Incentivar a leitura e escrita.
Reconhecer a leitura como prática social que ocorre em distintos tempos e espaços, situações e modos de realização.
Formar leitores e escritores competentes e identificar as necessidades de aprendizagem de cada aluno.

Conteúdos:
Conhecer o gênero diário e suas funções sociais como: suporte para registros diversos, registro de memórias e narração do dia a dia.

Estratégias:
Assistir ao filme do “Diário de um Banana 1” para ter conhecimento da história e debater alguns elementos da narrativa.
Leitura diária realizada pelos alunos de uma página dos livros do  "Diário de um Banana".
Produção escrita uma vez por semana incentivando a liberdade estrutural, por exemplo, aceitar cópias de trechos de livros, desenhos e/ou colagem de fotografias que reflitam o que o autor quer dizer naquele momento.
Compartilhar as produções escritas com os colegas 1 vez por semana.

Recursos:
Filme do “Diário de um Banana 1”
Os livros do “Diário de um Banana” e outros livros do gênero diário.

Avaliação
Acompanhar a produção semanal por meio de vistos.
Leitura mensal de uma página produzida pelo aluno. Acompanhamento do progresso.
Análise e registro dos erros mais frequentes para planejamento de aulas específicas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário