Olá,
Conforme solicitação da diretoria de ensino e da coordenadora, nós professores, fizemos um Plano de Ensino especial para o mês de Fevereiro. O objetivo era fazer uma sondagem e conhecer nossos alunos. Segue o que foi trabalhado em sala:
Escola: EE Diadema
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 5ª / 6º anos A, B, C e D do
Ensino Fundamental 2
Professora: Érika
Plano de Aula
Sondagem de Português para o mês
de Fevereiro de 2014
Objetivo: Revisão, leitura e interpretação
de diversos gêneros textuais, tais como: poema, conto, fábula, tirinha,
receita, capa de revista, reportagem, gráfico, diário, carta, etc.
Primeira Semana
1 - Avaliação Diagnóstica cobrando
as habilidades:
Questão 1
- Identificar o tema ou sentido global de um texto.
Questão 2
– Localizar informações explícitas em um texto.
Questão 3
– Inferir informações implícitas em um texto.
Questão 4
- Inferir o sentido de palavra ou expressão.
Questão 5
- Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de
um texto.
Questão 6
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras
notações.
Questão 7
- Estabelecer a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Questão 8
- Estabelecer relações entre parte de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para sua continuidade.
Questão 9
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
2 - Discussão e correção dos
exercícios.
3 - Proposta de Redação: reescrita
de uma fábula ou conto.
4 - Formação de pares para troca de
textos.
5 - Correção coletiva.
Segunda Semana
1 - Exercícios de fixação com as
habilidades que os alunos apresentaram mais dificuldade.
Terceira Semana
1 - Avaliação Diagnóstica cobrando
as habilidades:
Questão 1
- Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
Questão 2
- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência
lógica.
Questão 3
- Estabelecer relações entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto,
comparando itens de informação explícita.
Questão 4
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre
o formato do gênero, tema ou assunto principal.
Questão 5
- Inferir informação pressuposta ou subentendida em texto literário, com base
em sua compreensão global.
Questão 6 - Localizar itens de informação explícita
em um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento de mundo
social.
Questão 7
- Estabelecer relações de causa /consequência, entre segmentos de um texto,
sendo que a causa relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está
explícita.
Questão 8
- Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pelo uso
intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências,
aspas etc.)
Questão 9 - Inferir informação pressuposta ou
subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
Questão 10
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de
palavras, expressões ou imagens ambíguas.
Questão
11 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela
exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
Questão 12
- Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando substituições
por formas pronominais de grupos nominais de referência.
Questão 13
- Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos
gêneros não literários: histórias em quadrinhos, regulamentos, receitas,
procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em
embalagens, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, textos informativos de
interesse escolar, curiosidades (você sabia?), notícias, cartazes informativos,
folhetos de informação, cartas pessoais ou bilhetes.
Questão 14
- Identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizados em
segmento de um texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia
no contexto em que se insere.
Questão 15
- Localizar item de informação explícita, com base na compreensão global de um
texto.
2 - Discussão e correção dos
exercícios.
Quarta Semana
1 - Exercícios de fixação com as
habilidades que os alunos apresentaram mais dificuldade.
Autoavaliação
- Propor uma autoavaliação para os alunos sobre o
seu desempenho no mês de fevereiro. Fazer uma autoavaliação do trabalho
desenvolvido e do desempenho dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário