domingo, 2 de março de 2014

Plano de Sondagem mês de Fevereiro 2014


Olá,

Conforme solicitação da diretoria de ensino e da coordenadora, nós professores, fizemos um Plano de Ensino especial para o mês de Fevereiro. O objetivo era fazer uma sondagem e conhecer nossos alunos. Segue o que foi trabalhado em sala:

Escola: EE Diadema
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 5ª / 6º anos A, B, C e D do Ensino Fundamental 2
Professora: Érika

Plano de Aula

Sondagem de Português para o mês de Fevereiro de 2014

Objetivo: Revisão, leitura e interpretação de diversos gêneros textuais, tais como: poema, conto, fábula, tirinha, receita, capa de revista, reportagem, gráfico, diário, carta, etc.

Primeira Semana

1 - Avaliação Diagnóstica cobrando as habilidades:
Questão 1 - Identificar o tema ou sentido global de um texto.
Questão 2 – Localizar informações explícitas em um texto.
Questão 3 – Inferir informações implícitas em um texto.
Questão 4 - Inferir o sentido de palavra ou expressão.
Questão 5 - Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Questão 6 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
Questão 7 - Estabelecer a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Questão 8 - Estabelecer relações entre parte de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Questão 9 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
2 - Discussão e correção dos exercícios.
3 - Proposta de Redação: reescrita de uma fábula ou conto.
4 - Formação de pares para troca de textos.
5 - Correção coletiva.

Segunda Semana

1 - Exercícios de fixação com as habilidades que os alunos apresentaram mais dificuldade.

Terceira Semana

1 - Avaliação Diagnóstica cobrando as habilidades:
Questão 1 - Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
Questão 2 - Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
Questão 3 - Estabelecer relações entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto, comparando itens de informação explícita.
Questão 4 - Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal.
Questão 5 - Inferir informação pressuposta ou subentendida em texto literário, com base em sua compreensão global.
 Questão 6 - Localizar itens de informação explícita em um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento de mundo social.
Questão 7 - Estabelecer relações de causa /consequência, entre segmentos de um texto, sendo que a causa relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita.
Questão 8 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas etc.)
Questão  9 - Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
Questão 10 - Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
Questão 11 - Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
Questão 12 - Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.
Questão 13 - Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: histórias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, textos informativos de interesse escolar, curiosidades (você sabia?), notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas pessoais ou bilhetes.
Questão 14 - Identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizados em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
Questão 15 - Localizar item de informação explícita, com base na compreensão global de um texto.
2 - Discussão e correção dos exercícios.

Quarta Semana

1 - Exercícios de fixação com as habilidades que os alunos apresentaram mais dificuldade.
Autoavaliação
- Propor uma autoavaliação para os alunos sobre o seu desempenho no mês de fevereiro. Fazer uma autoavaliação do trabalho desenvolvido e do desempenho dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário