domingo, 2 de março de 2014

Atividade de Português - Interpretação


QUANDO MAMÃE VIROU UM MONSTRO - Joanna Harrison
 
Estávamos terminando o café da manhã, quando o telefone tocou.
- Alô _ atendeu Mamãe _OiL. Sim... sim... quatro horas... ÓtimoL. Não... sem problemas... tchau.
- Aaaii! _ ela gritou. _ Seus primos vêm lanchar aqui! A casa está uma bagunça e não tem nada
para comer.
- Oh, não! _ reclamou André.
- Crianças, arrumem seus cabelos e penteiem suas camas, e tudo bem direitinho!
- Sim mamãe - respondemos.Sabemos o que ela queria dizer, ela faz isso quando fica nervosa. 
Mamãe passou o resto da manhã limpando a casa. Tinha muito o que fazer... lavar a louça do
café... lustrar os móveis... aspirar os pelos do gato... e lavar o banheiro.
André e eu esquecemos completamente de arrumar as camas. Em vez disso, fizemos um
acampamento. Nos divertimos muito, mas mamãe não achou muita graça.
Depois, fomos ao supermercado.
_ Vocês dois querem PARAR de brigar! _ gritou mamãe.
Quando chegamos lá, queríamos batata frita, mas mamãe ficou dizendo que não. Ela estava
ficando zangada. Então, dissemos que ela estava horrível.
Depois de algum tempo, aquilo estava ficando tão chato, que resolvemos ir fazer nossas próprias
compras. Estávamos começando a nos divertir quando, de repente... demos uma trombada em outros
carrinhos. Olhei para cima e lá estava um homem olhando para nós com uma cara feia.
_ ONDE está sua mãe? _ ele perguntou zangado.
- AQUI! - rosnou Mamãe.
Mamãe não nos deixou comer nenhum doce e eu comecei a chorar. André disse para eu calar a
boca, porque todo mundo estava olhando para nós... então, eu chorei mais ainda e André também
começou a chorar.
Quando chegamos em casa, mamãe guardou as compras, enquanto tentávamos fazer o bolo. Mas
fizemos tanta sujeira, que mamãe nos mandou ficar longe dela.
Então, André e eu fizemos uma pista de bicicross no jardim. Foi muito divertido ficar dando voltas
de bicicleta.
_ Como é gostoso brincar na lama! = disse André.
Quando começou a chover, nós fomos para dentro. Mamãe tinha posto o lanche na mesa. Tudo
parecia tão delicioso, que não resistimos e nos servimos.
Só depois de termos comido sete sanduíches, quatro pies doces, dez biscoitos e a maior parte da
cobertura de chocolate do bolo, é que percebemos que mamie poderia não ficar muito satisfeita. Então,
corremos para cima, para nos esconder.
_ Que bagunça! _ disse André, enfiando um resto de sanduíche no bolso.
Ouvimos passos... clomp... clomp... clomp... subimos a escada. Mergulhamos embaixo das
cobertas. André olhou seu relógio. Eram quase quatro horas.
De repente a porta se abriu, Eu nunca tinha visto mamãe TÃO zangada assim! Ela tentou gritar,
mas só o que saiu foi fumaça e fogo e um urro terrível.
_ Oh, não _ sussurrou André. _ Ela fieou completamente MALUCA!
Então, ela se atirou numa poltrona.
_ Eu costumava ser boazinha _ queixou-se. _ Mas tantas confusões e brigas, gritos e reclamações,
me transformaram ... snif... num... snif... MONSTRO!
Pobre mamãe! Não sabíamos o que dizer. Então, decidimos dar um jeito no nosso quarto e arrumar
nossas camas.
Eu dei à Mamãe uma xícara de chá e guardamos nossos casacos e botas e passamos aspirador
no chão. Guardamos nossas bicicletas na garagem... e... fizemos mais sanduíches.
Estávamos começando a pentear os cabelos, quando Mamãe entrou.
_ Desculpem-me! _ ela disse. _ Tenho sido um monstro!
_ Oh, mamãe nós também queremos pedir desculpas.
E nos abraçamos bem apertado. De repente tocou a campainha... nossos primos tinham chegado!
Quando mamãe desceu para abrir a porta, percebemos que ela ainda estava com o cabelo de
monstro! Felizmente nós a avisamos bem a tempo. Bem, até que enfim...
Tia Cristina ficou impressionada com o que viu.
_ Querida! _ eia disse _ Como está tudo maravilhoso! Espero que não tenha dado muito trabalho.
_ Oh, não foi nada! _ murmurou Mamãe.
Na hora do lanche, meus primos foram terríveis. Fizeram tanta bagunça, que nem repararam que
estava nascendo em sua mãe... UMA LONGA... CAUDA... VERDE!

Atividades de Interpretação de texto, gramática e ortografia:

1 - Esse texto é:
a) um poema.
b) uma narrativa.
c) uma fábula.
d) notícia.
2 - Por que mamãe precisava arrumar toda a casa até as
quatro da tarde?
a) Porque ela gostava.
b) Porque tinha mania de limpeza.
c) Porque os primos viriam para lanchar.
d) Para irritar as crianças.
3 - "Olhei para cima e lá estava um homem oihando para nós
de cara feia." A palavra destacada faz referência a:
a) tempo.
b) lugar.
c) causa.
d) consequência.
4 - "ONDE está sua mãe? _ ele perguntou zangado." A palavra ELE se refere a quem?
a) Pessoa que trabalha no mercado.
bj André.
c) Ao primo.
d) Nenhuma das alternativas.
O motivo que levou mamãe ficar brava foi:
a) Uma forte dor de cabeça.
b) Não tinha lanche para servir aos primos.
c) A bagunça que as crianças fizeram na casa.
d) As crianças andarem de bicicleta.
6 - "me transformaram... snif... num... snif... MONSTRO!" As
reticências foram utilizadas para reforçar o sentimento de:
a) felicidade.
b) tristeza.
c) afobação.
d) indignação.
7 - Por que mamãe virou um monstro?
a) Porque ela gostava de monstros.
b) Porque era festa do Dia das Bruxas.
c) Porque as crianças desobedeceram e a deixaram
nervosa.
d) Porque, na verdade, ela era um monstro disfarçado
de mãe.
8 - "Snif... snif e "clomp... clomp" são recursos muito
utilizados nos textos narrativos e nas HQs. Como se chama
esse recurso?
a) Linguagem verbal.
b) Linguagem não verbal.
c) Palavra estranha.
d) Onomatopeia.
9 - Nesse texto, observamos que o narrador é:
a) Narrador personagem.
b) Narrador indefinido
c) Narrador observador.
d) Narrador que conta a história.
10- As palavras tiradas do texto apresentam encontros
vocálicos. Como ficam estes encontros vocálicos?
começou mamãe direitinho sanduíches
a) ditongo - ditongo - tritongo - hiato
b) ditongo - ditongo - ditongo - hiato
c) hiato - hiato - ditongo - tritongo
11- Identifique a sílaba tônica das palavras abaixo. Depois
identifique o nome desta sílaba tônica.
horrível aquilo bagunça também
a) proparoxitona, oxítona, paroxítona, oxítona
b) paroxítona, paroxítona, paroxítona, oxítona
c) oxítona, oxítona, paroxítona, proparoxítona
d) elas não têm sílabas tônicas
12- Como fica o antônimo das palavras abaixo:
gostoso chato achou embaixo
a) delicioso, bobo, encontrou, debaixo
b) saboroso, legal, perdeu, dentro
c) ruim, legal, perdeu, em cima
d) apetitoso, incoveniente, encontrou, abaixo
13- Por que as crianças desafiaram as ordens da mãe?
a) Porque eles não estavam preocupados com ela e nem
com as consequências.
b) Porque eles não gostavam dela.
c) Porque eles não eram seus filhos.
d) Porque eles adoravam deixá-la nervosa.
14- O que realmente a mãe queria dos filhos?
b) Que eles ajudassem e não bagunçassem a casa.
c) Que eles limpassem a casa para ela.
d) Que eles fossem educados.
15- Em que parte do texto a mãe começou a virar monstro?
a) Quando ela se atirou na poltrona.
b) Quando recebeu o telefonema.
c) Quando eles estavam no mercado.
d) Quando eles brincaram na lama.
16- Qual tipo de pontuação aparece muito no texto e indica
um pensamento Interrompido?
a) interrogação.
b) travessão.
c) exclamação.
d) reticências.
17- A frase "Mamãe não nos deixou comer nenhum doce
e eu comecei a chorar. André disse para eu calar a boca,
porque todo mundo estava olhando para nós... então, eu
chorei mais ainda e André também começou a chorar.
A reticência foi usada para dar sentido de:
a) falta de assunto.
b) suspense.
c) esqueceram uma parte do texto.
d) deixaram para que o leitor imagine a cara das pessoas que
estavam no mercado.
18- O que as crianças fizeram para que a mãe voltasse ao
normal:
a) começaram a se organizar.
b) bagunçaram mais.
c) brigaram.
19 - Tia Cristina estava virando monstro também.
a) Conte em que a tia Cristina se transformou ?
b) O que os primos fizeram para a mãe deles virar monstro?
c) O que seria preciso fazer para que ela voltasse ao normal?
20- Como ficam essas palavras no plural:
mamãe coração órgão mão pão batalhão
a) mamães, coraçãos, órgãos, mãos. pões, batalhões
b) mamães, corações, órgãos, mãos. pães, batalhões
c) mamães, coraçãos, órgães, mãos. pães batalhões
d) mamãos, coraçãos, órgãos, mãos. pões, batalhães

Um comentário:

  1. Gabarito
    1 B
    2 C
    3 B
    4 A
    5 C
    6 B
    7 C
    8 D
    9 A
    10 B
    11 B
    12 C
    13 A
    14 B
    15 C
    16 D
    17 B
    18 A
    19
    20 B

    ResponderExcluir