domingo, 9 de março de 2014

Poema ou poesia?


Muitas pessoas confundem poema com poesia, poema é o nome do gênero textual e a poesia é a magia que encontramos dentro dos poemas e de vários outros tipos textuais, tais como: música, filme, livros, imagens e até mesmo na vida. O poema tem poesia, mas nem toda poesia está dentro de um poema.

Ontem no Museu da Língua Portuguesa ouvi várias poesias dentro de poemas e músicas e lembrei do meu poema favorito:

Motivo
Eu canto porque o instante existe 
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias, 
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico, 
se permaneço ou me desfaço, 
– não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
mais nada.” (MEIRELES, 1985, p. 81.)

Estou pensando na Olimpíada da Língua Portuguesa, mas não sei se devo me inscrever, tenho tantas coisas que quero trabalhar este ano. Está difícil decidir o que fazer com os alunos, além do currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário