domingo, 11 de maio de 2014

Apresentação trabalho drogas


             Esta semana os grupos apresentaram seus trabalhos sobre as drogas. Eu tive que ser crítica porque por mais que eu tenha explicado como deveria ser poucos me ouviram. Às vezes, eu não entendo essa nova geração, eles não ouvem o que falamos e fazem tudo do jeito que querem. Lógico que eu fiquei muito feliz e satisfeita pelo esforço, por terem tentado, mas eu preciso ser exigente com eles assim como a vida é. Afinal de contas, é o meu trabalho. 
Esta semana será corrida porque vou recolher o dinheiro e autorizações para o passeio do Aquário de São Paulo - como eu queria que todos fossem. Infelizmente está caro, mas espero que eu consiga fechar pelo menos 1 ônibus = 40 alunos. Queria conseguir um ônibus gratuito, mas não é tão fácil assim... Esta semana também explicarei sobre sentido conotativo e denotativo, faremos exercícios porque semana que vem será a Avaliação. Depois disso, contagem regressiva para as férias de Junho.

DICAS DE APRESENTAÇÃO 
do site http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296176.shtml):
             1 - Organização
             Logo na primeira reunião da turma, conversem sobre o assunto do trabalho e dividam as tarefas. É importante que todos pesquisem. Mesmo que um dos integrantes seja fera em desenho, ele não deve ficar encarregado só de cuidar da capa do trabalho. Todos têm de entender o assunto e participar.                            Resolvido o que cada um vai fazer, marquem as datas de entrega de cada parte. 
             E se você perceber que há desentendimentos sugira ao pessoal marcar uma conversa com a professora para pedir ajuda na organização.
             2 - Mãos à obra
             Pesquise em livros, enciclopédias, revistas e na internet e faça anotações. Você pode fazer cópias de parte do material ou imprimir o que achar mais legal e sublinhar partes interessantes. Se encontrar informações que possam ajudar outra pessoa do grupo, separe também. 
             Fique esperto para não pegar informações pouco confiáveis, principalmente na internet. Aposte nas páginas de escolas e universidades (geralmente elas terminam com .edu), organizações não- governamentais (.org) e de órgãos do governo (.gov). Veja também o site da RECREIO. E nem pense em copiar textos da internet e imprimir. Assim você não vai aprender nada e aí nem adianta fazer o trabalho. E se algum colega ou mesmo a professora fizer qualquer pergunta você não vai conseguir responder. 
             Depois que todos pesquisarem, marquem uma reunião, juntem o material e selecionem o que vão usar para montar o trabalho todo. Combinem um encontro na escola, antes ou depois da aula, ou na casa de alguém. Não se esqueçam de avisar aos pais que estão trabalhando em grupo e peçam autorizações e a ajuda deles para que todos possam chegar na hora e local combinados.
             3 - Na hora H
             Conversem sobre a apresentação. É preciso decidir a parte que cada um vai falar e escolher uma maneira de tornar a apresentação interessante. Dependendo do assunto, vocês podem fazer cartazes, levar fotos ou até objetos para mostrar, assim todo mundo vai entender melhor o assunto. Estude o que vai falar, fale o que você aprendeu, não leia. 
             Em algumas escolas, é possível usar programas de computador. Aí vocês podem pedir a orientação de um professor de informática, por exemplo, para preparar uma boa apresentação. Se na sua escola não tiver computador, façam cartazes com desenhos ou fotos. Dependendo do tema, vale planejar uma encenação para fazer a abertura e mostrar o material pesquisado. 
             No final, peçam que os colegas de sala façam perguntas se tiverem dúvidas. Assim todo mundo participa e aproveita mais a apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário